Generic selectors
Somente resultados exatos
Procurar no título
Procurar no conteúdo
Procurar nos posts
Procurar na pagínas

Artigos

Visite a Fortaleza de Itaipu

Visite a Fortaleza de Itaipu

Praia Grande é uma cidade rica em história e cultura e cheia de pontos turísticos. A Fortaleza de Itaipu é um desses pontos e o mais visitado por turistas e moradores. Localizada no bairro Canto do Forte, a construção é de 1902 e marca o nascimento da cidade.

O Forte destinava-se a controlar o movimento de embarcações na barra de São Vicente, acesso ao Porto de Santos. Isso porque a Fortaleza ocupa uma área privilegiada, de onde é possível visualizar com segurança toda a entrada da Baía de Santos. Além disso, é lá que se encontra uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Estado de São Paulo. A natureza e a atividade militar, ainda presente no local (o Forte abriga o 2º Grupo de Artilharia Anti-Aérea – 2° GAAAe), convivem em perfeita sintonia e integração.

Logo na entrada, o visitante já veem os carros do exército e a artilharia que já foi usada na Fortaleza. Eles ficam expostos em um museu a céu aberto. Durante o passeio, os visitantes percorrem uma estrada cercada por mata atlântica intocável e podem observar de perto a fauna e flora da região. Esse percurso é feito de carro, acompanhado por um monitor.

Dentro da Fortaleza fica o Forte Duque de Caxias. Ao chegar lá, os visitantes conhecem as instalações construídas no início do século passado e ainda têm uma vista privilegiada de diversas praias da Baixada Santista. No total, são quatro quilômetros de área militar para conhecer.

Os interessados em conhecer o local e curtir esse passeio cultural e ecológico precisam ficar atentos aos dias e horários de visitação. Elas acontecem aos sábados, domingos e feriados em três horários: 10, 14 e 16 horas. Recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência, pois o Forte tem limitação de 15 veículos por período. O valor do ingresso é de R$ 5,00 por pessoa e menores de seis anos e maiores de sessenta são isentos do pagamento.

O valor é totalmente simbólico, já que o passeio vale muito mais que isso. Quem curte cultura, história e ecologia, não pode deixar de visitar a Fortaleza. Caso tenha alguma dúvida e queira mais informações, elas podem ser adquiridas pelo telefone (13) 3473-2511.

Se vier a Praia Grande, conheça a Fortaleza de Itaipu. Você não vai se arrepender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *