Generic selectors
Somente resultados exatos
Procurar no título
Procurar no conteúdo
Procurar nos posts
Procurar na pagínas

Artigos

Termos Importantes do Mercado Imobiliário que você deve conhecer

Termos Importantes do Mercado Imobiliário que você deve conhecer

O Mercado imobiliário é um setor da economia em que são negociados os chamados bens imóveis, é nele que ocorrem as negociações referentes a um terreno ou a uma área construída sobre ele. Ou seja, quando você compra, vende ou aluga algum terreno/imóvel/propriedade, automaticamente está fazendo uma negociação no mercado imobiliário.

E quando se trata de compra e venda são inúmeras as variáveis de negociações e possibilidades, por isso a importância de conhecer o significado dos diversos termos e expressões existentes no mercado imobiliário antes de adquirir o seu imóvel. Muitas vezes ouvimos falar nessas palavras, mas por não ter muito contato com a área nem sempre compreendemos o que elas significam, o que pode vir a gerar inseguranças e dúvidas na hora da negociação. 

Por isso, trouxemos alguns dos termos mais utilizados no mercado imobiliário e o seu significado, para que você não somente tenha mais segurança na hora da negociação como também melhore a sua comunicação, agilizando a transação imobiliária e ainda aprimorando o seu vocabulário!

Fica ligado:

Alienação fiduciária

É um modelo de garantia de propriedades, móveis ou imóveis, que se baseia na transferência de bens como pagamento de uma dívida, a partir de um acordo firmado entre o credor e o devedor. Dizemos que o imóvel está “alienado” no sentido de estar impedido de ser vendido para outra pessoa, até que a dívida seja totalmente paga. Então, quando a quitação da dívida acontece, o comprador adquire a posse definitiva do bem.

Alvará

Trata-se de um documento emitido por órgão público para autorizar alguém a praticar determinado ato. Em muitos casos, serve para permitir a incorporação e/ou construção de um projeto arquitetônico.

Registro de Incorporação Imobiliária

Para que seja possível a comercialização de um condomínio na planta ou em construção é indispensável que seja realizado o Registro de Incorporação Imobiliária. Para tal, o incorporador deverá reunir uma série de documentos no Cartório de Registro de Imóveis.

Assim que registrada, a incorporação imobiliária garante ao consumidor que o projeto está aprovado e em conformidade com as exigências legais, além de assegurar que requisitos obrigatórios serão cumpridos pelo incorporador.

Assegura sobre a posse do terreno, que o incorporador é proprietário da área, e a existência de certidões negativas de impostos federais, estaduais e municipais, de protesto de títulos, de ações cíveis e criminais e de ônus reais relativamente ao imóvel, além da regularidade da situação da incorporadora frente ao INSS e a Receita Federal.

Caso a incorporadora não esteja em dia com suas obrigações legais, após pronto o imóvel, o empreendimento não obterá o Habite-se, documento exigido para que o condomínio possa funcionar e receber moradores.

Memorial descritivo

Documento que especifica os materiais e equipamentos que serão aplicados na construção. O incorporador deve esse documento arquivado no Registro de Imóveis antes do início da venda das unidades.

Anexo dos contratos de compra e venda de imóvel na planta ou em construção, o memorial descreve o que está sendo comprado, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). No documento, ainda devem constar a metragem da área útil e de uso comum, a localização das vagas de garagem e a especificação da lista de acabamentos, com indicação de marca, fabricante e/ou categoria.

Crédito Imobiliário

O crédito imobiliário é uma linha de empréstimos concedida pelas instituições financeiras com a finalidade específica de financiar a compra de imóveis.

Escritura de Imóvel

É um dos documentos necessários para adquirir uma casa ou um apartamento, pois oficializa a transação imobiliária. Para que tenha valor, é preciso registrá-la no Serviço de Registro de Imóveis da circunscrição do imóvel.

Contrato de compra e venda

Contrato em que são pactuadas as condições de compra e venda de um imóvel, por exemplo. Documento pelo qual o vendedor obriga-se a transferir o domínio de certo bem ao comprador, no preço, prazo e demais condições ajustadas.

Termo de Quitação de Imóvel

Para entender melhor o significado do termo, é importante saber que, quando o comprador compra através de parcelamento direto ou de financiamento bancário, durante o período que ele paga as prestações estabelecidas, o imóvel ainda não lhe pertence. Após pagá-lo integralmente, ele receberá a Declaração de Quitação ou Termo de Quitação do Imóvel e só a partir daí, juntamente com o registro no Cartório de Registro do Imóvel, o imóvel passará a ser seu.

ITBI

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, mais conhecido pela sigla ITBI, deve ser recolhido sempre que houver a transmissão da propriedade de um imóvel envolvendo uma pessoa física, exceto em casos de sucessão por falecimento ou doação. Sem a confirmação de pagamento do tributo, o imóvel não pode ser transferido e a documentação não é liberada.

Habite-se

Auto de conclusão de obra que atesta a habitabilidade de uma construção. Toda casa ou unidade de apartamento só pode ser ocupada após a concessão do Habite-se. O documento, emitido pelo poder público municipal, implica em vistorias para verificar se tudo foi executado conforme o projeto e se os requisitos legais foram respeitados.

Hipoteca

A hipoteca é uma garantia extrajudicial que coloca um imóvel como garantia de pagamento de uma dívida. Se a dívida não é paga o credor pode executar a hipoteca, ou seja, pode tomar o imóvel do devedor para liquidar a quantia devida.

Esses são alguns dos termos que vão te ajudar na hora de fazer seu negócio. Ainda assim está na dúvida se fecha ou não o negócio? A Negocial é uma empresa de intermediação imobiliária focada em imóveis novos na cidade de Praia Grande – SP, trabalhamos para facilitar a experiência de nossos clientes, participando de todas as etapas de sua jornada de compra. Desde a escolha do imóvel e plano de pagamento ideal, até a segurança jurídica e de documentação. Vem com a gente que não tem erro, sua melhor negociação é aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *