Generic selectors
Somente resultados exatos
Procurar no título
Procurar no conteúdo
Procurar nos posts
Procurar na pagínas

Artigos

O bairro mais antigo de Praia Grande: Conheça a história da Ocian

O bairro mais antigo de Praia Grande: Conheça a história da Ocian

Um dos marcos do bairro, a estátua de Netuno foi inaugurada em 27 de maio de 1956 no bairro conhecido na época como Cidade Ocian. Na antiga mitologia greco-romana, Poseidon ou Netuno era o Deus do mar e das águas.

Em 8 de maio de 1956, nasce a Cidade Ocian. O termo “Cidade” foi colocado na época, porque o local foi planejado para ter todo o conforto e requisitos de uma grande metrópole. 

Mais antigo que o próprio Município, foi o primeiro núcleo urbano de Praia Grande com estrutura. O nome Ocian surgiu da sigla Organização Construtora e Incorporadora Andraus Ltda., que construiu no local, em 1956, um conjunto de 22 prédios com 1.350 apartamentos, que deram origem ao bairro Cidade Ocian. 

Na época, Praia Grande era bairro de São Vicente e contava com poucos serviços urbanos. A construção dos prédios proporcionou uma infraestrutura que não havia na região. Lojas, padarias e um próspero comércio passaram a ser estimulados por moradores e turistas.

Foi considerada a cidade mais bem planejada e moderna do Brasil, perdendo esse título no dia 21 de abril de 1960 com a inauguração de Brasília.

Centro comercial da Ocian

Saiba tudo sobre a Negocial

Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Em 27 de novembro de 1977, foi inaugurada oficialmente a Igreja de Nossa Senhora das Graças na Cidade Ocian. O pároco atual é o Padre Joseph Thomas, que está na matriz há 21 anos.

O chamado Centro Expandido Ocian, um grande centro comercial, está sendo totalmente modernizado. Essa modernização trará significativas melhorias ao local, valorizando o comércio, os imóveis e o bairro como um todo.

A praça Dr. Roberto Andraus, antiga área dedicada aos artesanatos, está sendo totalmente reestruturada e receberá um moderno mobiliário urbano com espaço para Food Trucks e eventos, seguindo a mesma ideia da nova Praça de Portugal, no bairro Guilhermina.

Já a Rua Dr. Vicente de Carvalho, que é uma das principais vias comerciais da Cidade, também está recebendo melhorias. Dentre as mudanças que estão sendo realizadas, está a padronização das marquises com a instalação de coberturas em ambos os lados da via, no trecho entre a orla e a Avenida Presidente Kennedy, aos moldes das já existentes na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Boqueirão.

Praia Grande crescendo e evoluindo cada vez mais

Foto: Mercado de Peixes da Ocian.

Entre as mais desenvolvidas e procuradas Cidades por turistas e novos moradores, Praia Grande é destaque como cidade bem administrada e planejada. Cresceu e virou a menina dos olhos do Estado de São Paulo, sendo a 4ª cidade que mais recebe turistas no país durante a temporada de verão, depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

É também referência quando o assunto é tecnologia aliada à segurança pública. Mantém os constantes investimentos nesta área. Um dos destaques é o software de reconhecimento facial, que começou a ser instalado em dezembro de 2018 e atualmente atinge a marca dos 50 pontos cobertos por esta tecnologia. Ao todo, a Cidade conta com mais de 2 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos.

Pensando em comprar um imóvel em Praia Grande? Conheça a imobiliária Negocial que é especializada em lançamentos e imóveis novos na cidade. Inicie o próximo ano com o pé direito, conheça os empreendimentos e se apaixone-se.

Gostou de Praia Grande?

Venha morar na cidade com a maior ciclovia à beira mar do Brasil. Conheça os nossos empreendimentos e vamos te ajudar a viver ou investir em Praia Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *