Generic selectors
Somente resultados exatos
Procurar no título
Procurar no conteúdo
Procurar nos posts
Procurar na pagínas

Novidades

Conheça os empreendimentos residenciais sustentáveis

Conheça os empreendimentos residenciais sustentáveis

A palavra do século é sustentabilidade! Tudo o que envolve uma vida mais sustentável e preocupada com o bem estar do nosso meio ambiente está em alta e merece destaque. É por isso que os empreendimentos sustentáveis surgiram e estão cada vez mais presentes nas grandes e pequenas cidades.

A maioria das cidades vive, hoje, um verdadeiro dilema entre conservar o meio ambiente ou proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população. Mas há uma forma de conciliar o desenvolvimento e a preservação, e algumas construtoras já estão preparadas para isso.

Mas o que é um empreendimento residencial sustentável? São empreendimentos que utilizam  técnicas e projetos visando o equilíbrio entre a ocupação urbana e o respeito ao meio ambiente. Para um empreendimento ser considerado sustentável, ele precisa ao menos observar três questões básicas: gerenciamento da água, o consumo de energia limpa e o reaproveitamento máximo, gerando o mínimo de lixo.

Além de colaborar com o meio ambiente, um empreendimento sustentável também gera economia nas despesas de água, luz e condomínio.

Práticas Sustentáveis

São muitas as práticas sustentáveis que o empreendimento pode ter. Começando pelos Painéis Fotovoltaicos que transformam a radiação solar em eletricidade. A energia captada complementa a que vem da rede comercial. O mesmo se dá com o aquecimento de água, que usa as placas solares em conjunto com o gás natural, como apoio nos períodos de baixa radiação.

Outra prática sustentável que auxilia na produção de energia são as Turbinas Eólicas. Ao invés de utilizar o sol, as turbinar usam o vento para produzir energia elétrica.

A ventilação cruzada também é algo pensado na hora de construir uma residência sustentável. Isso significa que as aberturas em um determinado ambiente ou construção são dispostos em paredes opostas ou adjacentes, permitindo a entrada e saída do ar. Indicado para lugares com altas temperaturas, pois deixam o cômodo mais agradável, e ajudam a economizar no uso do ar-condicionado.

A captação da água da chuva é uma prática muito importante entre as sustentáveis.  Ela pode ser utilizada para todos os fins não-potáveis, como limpeza geral ou descarga de vasos sanitários. Outra forma de economia de água é usar vasos de dupla descarga e aeradores. Esses modelos oferecem a possibilidade de dar uma descarga parcial de 3 litros, ou uma descarga total, de 6 litros, e reduzem o consumo em mais de 30%.

Alguns empreendimentos ainda possuem mini-central de reciclagem de lixo, pomar e horta orgânica comunitária, o que traz produtos frescos e mais saudáveis para dentro de casa. Além disso, em condomínios sustentáveis, as áreas verdes são destaque, onde os moradores podem aproveitar para passar um tempo com a família e com os vizinhos.

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos à questão da sustentabilidade. É por isso que o Brasil já é o terceiro país com mais empreendimentos sustentáveis, com 260 certificados e mais de mil em processo. Está atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Com esse panorama, os chamados edifícios verdes têm alcançado destaque nos rumos do mercado imobiliário.

Acredite, sustentabilidade é uma tendência, e poder viver em um condomínio que nos permite essas práticas, é um privilégio. Consciência sustentável, e uma sociedade de respeito é o futuro que a Negocial deseja a todos. Conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *